09/11/2014
A porta corta fogo, ou popularmente conhecida como porta de emergência, é confeccionada de acordo com a norma ABNT NBR 11742, sendo testada e aprovada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Sua função é evitar que, em casos de incêndio, as chamas e gases tóxicos se espalhem para outros ambientes, evitando acidentes de proporções maiores.
Podem ser simples ou dupla, com ou sem bandeira, pintada ou não.
Conforme a norma NBR 11742, sua manutenção deve ser semestral e consiste em regulagem, lubrificação e limpeza das partes móveis e acessórios ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento, garantindo assim seu bom e correto funcionamento em caso de emergência.
08/11/2014
A porta corta fogo industrial, é instalada para impedir a propagação de incêndios entre ambientes (comerciais ou industriais). Sua fabricação atende a Norma ABNT NBR 11711 e é feita em medidas especiais com componentes que permitem sustentar altas temperaturas até 4 horas ao fogo.
Sua manutenção também precisa ser semestral como determina a Norma da ABNT.
07/11/2014
As portas de vidro, madeira e alumínio que possuem barra anti pânico, fechadura especial e mola aérea, necessitam de regulagem e manutenção para o bom funcionamento.
06/11/2014
A mola aérea é um dispositivo que tem como a função principal fechar automaticamente a porta, de forma suave e sem ruídos.
Indicadas para as mais variadas situações, a mola aérea apresenta inúmeros benefícios como: manter a porta fechada; eliminar correntes de ar; isolar ambientes; economizar energia; poupar o ar condicionado ou sistemas de aquecimento; evitar a propagação de ruídos e odores indesejáveis; reduzir a propagação da fumaça ou fogo; evitar acidentes.
E para realizar o fechamento automático das portas seguidamente, por milhares de vezes e sem apresentar problemas, a mola aérea necessita de manutenção ou até mesmo sua substituição conforme o caso.
05/11/2014
A barra anti pânico tem a função de facilitar a abertura da porta, através de um destravamento automático, em uma rota de fuga para emergências.
É um importante dispositivo de segurança, e segundo a legislação brasileira, a barra anti pânico deve estar presente nos locais em que a circulação de pessoas seja igual ou superior a 50. Como em hospitais, fábricas, escolas, universidades, cinemas, casas de shows, teatros e condomínios.
Trabalhamos com barras anti pânico certificadas segundo a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 11785.
Conforme a norma NBR 11742, sua manutenção deve ser feita mensalmente e consiste em regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.
04/11/2014
A fechadura é um dispositivo de segurança versátil, podendo ser aplicado em vários locais e situações. Está disponível para adaptação em sistema de embutir ou sobrepor com chave ou sem, em diversas cores e modelos.
Trabalhamos com fechadura de alto padrão de qualidade e que atende as normas NBR 11742 e NBR 11348.
Conforme a norma NBR 11742, sua manutenção deve ser mensal e consiste em regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.
03/11/2014
O trinco é um pequeno ferrolho com lingueta, próprio para fechaduras de porta corta fogo, que é movida pela maçaneta ou pela própria chave.
Por ser um componente móvel de porta, também se aplica a manutenção para um perfeito funcionamento.
02/11/2014
A dobradiça cumpre um papel fundamental na movimentação de porta corta fogo, pois permite que este movimento seja realizado com eficácia.
Conforme a norma ABNT NBR 11742, sua manutenção deve ser mensal e consiste em regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.
01/11/2014
O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhante àquele encontrado nos ímãs naturais.
No caso de porta corta fogo, o eletroímã tem a importante função de mantê-la aberta, quando há vãos de grande circulação de pessoas ou máquinas, onde a porta precisa ficar permanentemente aberta. E somente em caso de incêndio ou emergência, quando submetido ao calor, sua corrente elétrica é interrompida, liberando a porta para o fechamento, isolando assim área da ocorrência.
A manutenção deste item também segue a norma ABNT NBR 11742.
02/10/2014
A intoxicação pelos gases (fumaças) é a principal causa de mortes em incêndios.
As tiras intumescentes são utilizadas na vedação de portas e vãos, que quando em contato com o fogo acima de 200°C desenvolvem uma espuma expansiva de até 40x seu tamanho original, impedindo a passagem de gases quentes e fumaça para outros ambientes.
Aplicáveis em portas de madeira convencionais e também em portas corta fogo, de forma especial nas portas de acesso às saídas de emergência e corredores que dão acesso às escadas de emergência, auxiliando na rota de fuga.
A aplicação das tiras, ao redor das portas corta fogo, aumenta o desempenho destas portas e reduz a distorção dos painéis pelo calor durante um incêndio.
Comentários
No comments.